Uma noite muito muito estrelada.

Lia-se pouco na casa de Lina, uma casa com pai e mãe e um irmão mais novo. Seu livro preferido era o de um peixe, poucas páginas e ilustrações literais, além dele alguns gibis e revistas de produtos de beleza:os livros da biblioteca da escola permaneciam distantes dentro dessa casa.

Era muito difícil para a Lina acompanhar as leituras e construir os sentidos, as pontes entre as palavras e as coisas. Percebendo isso, sua professora a indicou para participar de um projeto de leitura dentro da escola, onde um voluntario leria com ela e a acompanharia nesse processo por um ano. Foi assim que eu a conheci.

No primeiro encontro eu costumo levar vários livros de vários formatos, com diferentes assuntos pois não sei que leitor eu irei encontrar. Esse momento é sempre um pouco tímido, eu começo a me apresentar, conto alguma história sobre a minha relação com os livros, mostro tudo que eu trouxe e convido Lina a escolher algo para lermos juntas.

Lina escolheu um livro com pouco texto. Leu truncadamente cada uma das palavras, se perdendo ao mudar de parágrafo, ao virar a página, em um mero decifrar de letras. Nosso tempo acabou aí, e fui para casa com o desafio de pensar em um livro que a tirasse desse lugar tão árido.

Minha escolha foi Uma noite muito muito estrelada, de Jimmy Liao, publicado pela editora em que eu trabalho, SM Educação.

Foto de arquivo pessoal.

Achei que precisaria levá-la para um lugar bem diferente de onde ela estava e tentar outras conexões de sentido. Nesse livro as imagens são inspiradas no movimento estético-literário do Surrealismo, e a obra em si é inspirada no movimento literário do Realismo Mágico.

É um livro de pouco texto, e eu imaginei que isso não a intimidaria. A narrativa visual, por tomar um lugar central, amplia os sentidos, a imaginação e suas habilidades leitoras. Tinha esperanças de que ela encontraria alguma “ponte” ali, ainda mais em se tratando de uma obra de um dos mais conhecidos ilustradores-autores da Ásia.

Jimmy Liao publicou vários livros, foi vencedor de vários prêmios internacionais e suas obras também foram adaptadas para cinema, teatro, televisão e animações.

Foto de arquivo pessoal.

O livro foi um sucesso. Conforme ela foi descobrindo as mensagens e as camadas de informação e sentidos ali presentes, foi se sentido mais confiante. Nada está ali á toa. Cores, traços, passagem do tempo, referências artísticas. O título, como você já deve imaginar, dialoga com a obra Noite Estrelada, do Vicent Van Gogh. E agora Lina tinha fôlego e valentia para continuar.

Depois desse título, fomos migrando para outros onde a narrativa textual passava a ser predominante, e ela migrou de um lugar para o outro com muita facilidade.

Muito se fala no processo de alfabetização, dos caminhos, métodos e livros relacionados a ela mas pouco se fala da alfabetização de imagens ou alfabetização visual.

Ler imagem é tão importante para o repertório da criança quanto o vocabulário e técnica de escrita. Saber diferenciar as linguagens plásticas e as intenções estéticas de uma ilustração, ou de um conjunto de ilustrações, é ampliar as ferramentas para o leitor se aprofundar cada vez mais nas camadas de leitura, o capacitando a inferir com muito mais propriedade. Limitar o acesso ao sentido através de uma única possibilidade narrativa, a textual, é restringir ou retardar esse vínculo para o leitor que nem sempre vê nessa ponte uma possibilidade próxima de leitura.

Myra, juntos pela leitura.

A Fundação SM trouxe em 2016, com a parceria da Comunidade Educativa CEDAC, a adaptação de um projeto de leitura originário da Catalunha, o programa Myra: juntos pela leitura, que se desenvolve com a compreensão de que a leitura é um importante caminho para o conhecimento de si e do mundo, além de configurar uma prática social capaz de ampliar as possibilidades de ação e intervenção no mundo.

Atualmente na versão online, o Myra continua fortalecendo e ampliando essa rede de voluntariado. Se você tem interesse em saber mais sobre esse projeto, acesse o site http://www.programamyra.org/

--

--

Desenho gráfico editorial, especializado em livro para a infância.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store